domingo, 18 de abril de 2010

Orelha





Nossa orelha - também chamada de pavilhão auricular - é formada por uma lâmina de cartilagem elástica com formas irregulares, recoberta por uma fina camada de pele. Obviamente já sabemos que este padrão de dobras acontece em todas as orelhas, e por isso as depressões e elevações foram nomeadas para facilitar o entendimento da anatomia da orelha.

Mas enfim, todo aparato para ouvir está alojado dentro do nosso ouvido, não é? Assim, se cortarmos as orelhas não haverá nenhum problema na percepção dos sons, não é? ERRADO! Esta parte externa do ouvido (a orelha) serve para “captar” as ondas sonoras e aquelas dobras ajudam a determinar a direção do som. Um som que vem de cima ou de trás de você ser direcionado pelas dobras de uma maneira diferente que um som vindo de baixo ou de frente. Essa reflexão do som altera o padrão da onda sonora. Seu cérebro reconhece padrões distintos e determina se o som está na frente, atrás, acima ou abaixo de você. Perfeito, não?



Nossa a orelha é voltada para frente, então escutamos os sons da frente melhor do que atrás. Muitos mamíferos, como os cães e gatos, têm orelhas grandes e móveis, que permitem que eles concentrem-se em sons vindos de uma direção específica. Nós não somos capazes de fazer o mesmo. Nossas orelhas ficam achatadas contra a cabeça e não têm os músculos necessários para esse tipo de movimento. Mas quando colocamos as mãos em forma de concha, é possível incrementar a capacidade de suas orelhas e direcionar melhor o som.


http://diariodebiologia.com/

Um comentário:

  1. Um post sobre..."orelha", muito interessante! como sou físico quase nunca leio nada sobre biologia o que acaba aumentando minha já enorme ignorância, obrigado !

    ResponderExcluir

Comentário