segunda-feira, 26 de abril de 2010

[reticências]

Noutro dia:

- Sabe quem morreu?
- ...
- Fulana.
- Fulana? Como? - Espanto, choque...
- Fulana teve um aneurisma e morte encefálica.
....

Biologicamente alguém só é dito como morto quando ocorre morte cerebral.
O cérebro comanda a máquina - o corpo humano -. Se o coração ou qualquer outro orgão "morrer" ainda existe chance de vida, no entanto se o cérebro morre o resto todo para de funcionar - exceto quando são postos para funcionar com auxilio de outras máquinas e serviram apenas para doação -. É o cérebro que " fala", "ouve", "pensa"... O corpo pode estar ativo mas as principais funções não são executadas.
 Morte encefálica é algo de difícil compreensão para quem tem um parente nesses estado, já que o corpo pode estar "funcionando" e eles tem a esperança de que seu parente "acorde".

Para o espiritismo: O que existe é a destruição do corpo físico, que é um fenômeno comum a todos os seres biológicos. Segundo, a morte é um instante em meio a um caminho infinito. E em terceiro lugar, a morte é uma transição e não um ponto final.

Há que se considerar também que o espírito está permanentemente em processo de crescimento e renovação e a morte é a forma de forçar esta renovação, mudando ambientes e projetos de vida.

Esta visão um tanto pragmática e aparentemente fria da morte não exclui a existência de sentimentos e emoções, porque tanto quanto sentimos mais ou menos fortemente a separação geográfica entre duas pessoas e ansiamos por reencontrarmos aqueles que estão longe, assim também ansiamos por ter novamente conosco os que se foram.

Mesmo na vida física há separações que são traumáticas, longas e, às vezes, definitivas. Na morte, então, a saudade e a vontade de ter outra vez aquele que se foi é perfeitamente natural e compreensível, mas a certeza da retomada do afeto e de projetos comuns no futuro é profundamente consoladora e faz com que a esperança possa ser tranqüila e confiante.
http://www.rcespiritismo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=249&Itemid=25

Para o budismo: A morte não é o fim completo da existência. A morte é apenas o encerramento de um capítulo e o capítulo seguinte é aberto imediatamente em seguida. Esses dois sempre ocorrem imediatamente em seguida – morte e renascimento.
http://www.acessoaoinsight.net/arquivo_textos_theravada/visao_morte.php

2 comentários:

Comentário