segunda-feira, 26 de abril de 2010

Azeitona Preta

Jambolão ou Azeitona preta: O poderoso antioxidante






O jambolão (Syzygium cumini) é uma planta pertencente à família Mirtaceae. É conhecido popularmente como azeitona preta, jamelão, cereja, jalão, kambol, jambú, azeitona-do-nordeste, ameixa roxa, murta, baga de freira, guapê, jambuí, azeitona-da-terra, entre outros nomes. Sua árvore é de grande porte e muito bem adaptada às condições brasileiras, apesar de ser originária da Indonésia, China e Antilhas, é também cultivada em vários países, pois cresce muito bem em diferentes tipos de solo.
A frutificação ocorre de janeiro a maio e os frutos são do tipo baga, assemelhando-se bastante às azeitonas. Sua coloração, inicialmente branca, torna-se vermelha e posteriormente preta, quando maduras. Sua semente fica envolvida por uma polpa carnosa e comestível, doce, mas adstringente, sendo agradável ao paladar. No Brasil, o fruto é geralmente consumido in natura, porém esta fruta pode ser processada na forma de compotas, licores, vinhos, vinagre, geléias, geleiadas, tortas, doces, entre outras.
O fruto do jambolão apresenta em torno de 88% de água, 0,34% de cinzas, 0,30% de lipídeos, 0,67% proteínas, 5,91% de acidez (ácido citrico), 10,7% de carboidratos totais, 1% de açúcares redutores, 0,28% de fibra alimentar, 9,0ºBrix e pH de 3,9. O principal mineral encontrado nesta fruta é o fósforo e a vitamina em maior abundância é a vitamina C.
No jambolão são encontradas algumas substâncias químicas denominadas fitoquímicos ou compostos secundários. Estas substâncias são produzidas naturalmente pelas plantas para se protegerem do ataque de pragas e doenças e também ajudam a suportar as condições adversas do ambiente. Muitos destes fitoquímicos atuam na prevenção e no combate de doenças crônicas como o câncer e as doenças cardiovasculares. Exemplos de fitoquímicos encontrados nas diferentes partes da planta são flavonóides como as antocianinas, a quercetina, a rutina a mirecetina com seus glicosídeos (açúcares) e os taninos hidrolisáveis. Ainda a presença do polifenol, ácido elágico, deve ser considerada por ser uma substância comprovadamente eficaz na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.
As diferentes partes do jambolão são citadas na literatura por possuir propriedades medicinais, sendo amplamente utilizadas na medicina popular.
Inicialmente, a casca do caule do jambolão apresenta propriedades anti-inflamatória, anticarcinogênica e serve como medicamento para controle de diabetes. Os frutos do jambolão apresentam alta atividade antioxidante e também, ação hipoglicemiante. Especial atenção deve ser dada à presença do ácido elágico que também é encontrado em outras pequenas frutas, como
o mirtilo, a amora-preta e o morango. Este composto apresenta características antioxidantes e anticarcinogênicas. Assim como as outras partes da planta do jambolão, as folhas possuem substâncias com ação antidiabética, exercendo função hipoglicemiante, mimetizando as ações da
insulina, regulando os níveis glicêmicos e influenciando no metabolismo e estoque de glicogênio hepático. Os estudos com as folhas do jambolão ainda se mostram bastante contraditórios e esta discordância entre autores pode estar relacionada à influência dos fatores climáticos na síntese dos compostos bioativos encontrados. O extrato das folhas do jambolão, ainda apresenta ação antiviral, anticarcinogênica, anti-inflamatoria, antibacteriana e antialérgica. Estudos mostram que o extrato das sementes de jambolão reduz danos no tecido cerebral de ratos diabéticos, além de
apresentar atividade antifúngica e antibacteriana.
Os estudos realizados ao redor do mundo vêm demostrando que o consumo de frutas e hortaliças está relacionado à prevenção das doenças crônicas não transmissíveis, provavelmente, devido ao aumento no consumo de compostos antioxidantes. Nosso corpo esta exposto diariamente a diversos carcinogênicos que podem levar à ocorrência de mutações no DNA das células e posterior formação de câncer. Os compostos antioxidantes encontrados em algumas frutas e hortaliças ajudam as células do organismo a se protegerem das mutações. O jambolão apresenta uma alta atividade antioxidante, superior até mesmo ao mirtilo e à amora-preta, que são frutas
bastante estudadas e mais conhecidas dos consumidores. Sua semente apresenta atividade antioxidante superior à polpa e à casca da fruta, podendo esta ser utilizada na formulação de extratos antioxidantes.
O jambolão pode ser considerado uma fruta funcional pela alta atividade antioxidante que apresenta, sendo que o seu consumo associado a uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos, pode prevenir algumas doenças crônicas não transmissíveis.


*Publicado em: site Cultivar, em 26/5/2009.

10 comentários:

  1. valeu gata! me add ai no msn.. queria tirar umas dúvidas com vc.. raf.luc@hotmail.com valeu!

    ResponderExcluir
  2. quero saber se a arvore do jamelão e a mesma da azeitona verde ou preta

    ResponderExcluir
  3. eu amo jamelão como todo dia !

    ResponderExcluir
  4. Jamelão realmente cura diabete?

    ResponderExcluir
  5. Odeio Jamelão... nao na firma tinha uns pés no estacionamento vc nao podia deixer o carro na sombra quando era epoca deixa o carro todo pintado ia caindo os frutos e solta uma tinta roxa e mancha mesmo quando seca....

    ResponderExcluir
  6. E realmente o jambolao e muito bom sofro com diabetes,e ao urinar o vaso fica cheio de espuma depois de tomar o suco de azeitona preta,observei que a urina produzida por meu organismo,havia sumido e estava urinando,somente o liquido amarelado,sem espuma forma se a espuma quando se esta muito atacado[glicose alta]e digo o efeito ja foi no primeiro copo de suco de um dia para outro,minha sorte e que tenho um pé em frente minha casa.

    ResponderExcluir
  7. quando criança tinha um pé na minha casa vivia com a bouca rouxa de tanto comer a fruta que pra mim é azeitona, não jamelão.
    preciso de uma muda pra plantar pros meus netos, onde encontro?

    ResponderExcluir
  8. Quantas propriedades!! Adorei o informativo,acabei de comer a fruta!

    ResponderExcluir
  9. Quantas propriedades!! Adorei o informativo,acabei de comer a fruta!

    ResponderExcluir
  10. A fruta do qual esse tópico trata é o Jamelão. Existe a azeitona preta, mas é um fruto diferente. A Azeitona preta é a mesma azeitona verde só que é colhida em época diferente. Com o passar do tempo em que a azeitona fica no pé (oliveira) ela vai escurecendo, e fica pretinha. Seu sabor, estando in natura, é amargo, como o da azeitona verde. Por isso as azeitonas são vendidas nos mercados de forma industrializada, pois assim elas perdem um pouco da acidez e do amargo do seu sabor. Já o Jamelão, como está descrito no início post, tem um sabor adocicado e pode ser consumido in natura.

    ResponderExcluir

Comentário